Latam inicia voos para Bonito, uma nova era da conectividade aérea para o destino

0
72
Fotos: Bonito Convention

Maior destino de ecoturismo do Brasil, Bonito amplia e fortalece sua malha aérea em conectividade com os principais aeroportos emissores de turistas do país – Congonhas e Guarulhos -, com o voo inaugural da Latam, ocorrido ontem. A atual maior companhia aérea brasileira vai operar regularmente às quartas-feiras e sábados, entre Bonito e Guarulhos (SP), com aeronaves Airbus A319 eA320, com capacidade para 174 passageiros.

A expectativa é de que a movimentação de passageiros no terminal local cresça significativamente. De janeiro até 14 de agosto deste ano, já foram contabilizados 38.125 passageiros, segundo a gerência do aeroporto regional de Bonito. Com a chegada da nova frequência da Latam, a Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur) projeta que o número de passageiros ultrapasse os 60 mil até dezembro, um recorde.

Com a presença da Latam, que se junta se junta à GOL e à Azul, já em operação, a Capital do Ecoturismo passa a contar com uma malha aérea diversificada com partida dos três principais aeroportos de São Paulo, o que, para o trade turístico, facilita o acesso de turistas vindo de diversas regiões do Brasil e do exterior. A Gol faz conexão direta com Congonhas, às terças e sábados, e a Azul, com Viracopos, às terças, quintas e domingos.

Sonho realizado

“Estamos inaugurando o voo que faltava para Bonito, em conexão com o principal aeroporto emissor de turismo internacional do país, ou seja, marca uma nova era da conectividade aérea para o nosso destino”, disse o diretor-presidente da Fundtur/MS, Bruno Wendling, presente no ato inaugural do voo. Para ele, a nova rota fortalecerá a posição e atuação de Bonito no mercado internacional. “Estamos muito felizes de fazer parte desse momento”, completou.

Também presente no evento, o gerente de Informação e Inteligência de Dados da Embratur, Fábio Montanheiro Nascimento, destacou que a estratégia de divulgação do Brasil no exterior se amplia com essa interligação de Bonito com o maior aeroporto da América do Sul. “Essa conexão facilita a entrada de estrangeiros para o destino. A melhoria da logística é fundamental para vendermos o Brasil também como destino internacional de natureza”, citou.

Comemorando o que chamou de uma grande conquista para uma cidade de 25 mil habitantes contar com três companhias aéreas operando, o prefeito bonitense, Josmail Rodrigues, disse que a conexão aérea com Guarulhos era um sonho. “Com a Latam, estamos na rota com 90 países conectados com o Basil, os nossos empresários, as agências, devem fomentar e vender esse voo. Quem ganha é o nosso turismo, a cidade. O sonho foi realizado”, pontuou.

Investimentos

Desde que passou a ser administrado pelo governo estadual, em 2018, o aeroporto de Bonito vem recebendo uma série de investimentos para ampliação e modernização da infraestrutura. De 2023 até agosto de 2025, já foram aplicados R$ 2 milhões em obras de melhoria operacional e novos equipamentos. O terminal também está em processo de expansão. A área atual, de 783 m², passará para 1.709,88 m², em um projeto estimado em R$ 13 milhões.

“Isso prova que o Decola MS do Estado é um programa efetivo, que é a capacidade que a gente tem de articulação junto às companhias aéreas”, observou Bruno Wendling, da Fundtur/MS. Ele se referiu ao programa lançado em 2017 que garante a redução da alíquota do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) sobre o combustível da aviação, facilitando a abertura de novos voos comerciais no Estado e a redução das passagens aéreas.

Fonte: Ascom Rota Bonito Serra da Bodoquena