Quatro alunos de Bonito estão a frente de um projeto de pesquisa que objetiva a reutilização de garrafas pet para a produção de filamentos para impressões em 3D. A iniciativa está sendo realizada na Escola Estadual Bonifácio Camargo Gomes, pelos alunos Antonell Martins, Luiz Henrique da Cruz, Miguel de Souza e André Bezerra, sob a orientação do professor André Vieira.
Denominado como “EcoPrint 3D: Transformando Resíduos em Conhecimento”, o projeto propõe uma abordagem que une sustentabilidade ambiental, educação tecnológica e engajamento comunitário, ao transformar garrafas PET recicladas em filamentos para impressão 3D e envolve ações integradas de conscientização, coleta seletiva, pesquisa e desenvolvimento de protótipos como filetadores e extrusores, que estão sendo construídos e testados pelos próprios participantes.
As etapas incluem a coleta, limpeza, secagem e filetagem das garrafas, bem como a produção e avaliação de filamentos reciclados que serão utilizados para imprimir objetos úteis para a escola, como peças de reposição, troféus e medalhas, além de souvenires para doação em eventos comunitários.
“O projeto proporciona aos alunos o aprendizado prático de conceitos teóricos de física, matemática, design e ecologia, por meio do uso de softwares de modelagem 3D e da operação técnica da impressora 3D, promovendo a criatividade e o pensamento crítico. Além disso, visa fortalecer a cultura de economia circular ao dar novo destino a resíduos sólidos, diminuindo o descarte de plástico e estimulando o protagonismo juvenil na busca por soluções sustentáveis e aplicáveis à realidade local”, destalhou o orientador em descrição de vídeo sobre o projeto, postado no Youtube. Confira:
Com enfoque no ODS 13, a proposta também busca alinhar-se às diretrizes do Plano Plurianual do Estado, contribuindo para o avanço rumo a um Mato Grosso do Sul mais sustentável e consciente, sendo um exemplo concreto de como a tecnologia pode ser aliada da educação e da transformação socioambiental.
O projeto será apresentado para todo o Estado durante a XV FETECMS (Feira de Engenharias, Tecnologias e Ciências de Mato Grosso do Sul), que neste ano tem como tema Com o tema:“Jovens que transformam sonhos em ciência”, e acontece de 19 a 22 de outubro de 2025, no Ginásio Moreninho, em Campo Grande.