Fiems apresenta proposta na primeira audiência pública de revisão de plano diretor de Bonito

Últimas Notícias

A Fiems, representada pelo diretor de Sustentabilidade, Robson Del Casale, participou, neste sábado (22), Dia Mundial da Água, da primeira audiência pública para debater a revisão do plano diretor de Bonito, realizada no Auditório do Hotel Wetiga. Na ocasião, foram apresentadas propostas da indústria para o desenvolvimento sustentável do município, considerado um dos principais destinos ecológicos do mundo.

Segundo Del Casale, a participação é uma determinação do presidente da Federação, Sérgio Longen. “Estamos aqui exatamente para pontuar o que a Federação das Indústrias entende como importante para que o desenvolvimento da cidade de Bonito, assim como acontece em Mato Grosso do Sul, seja sustentável”.

O crescimento desenfreado de loteamentos em beira de rio, inclusive clandestinos, é um dos pontos levados à discussão para criação de mecanismos de proteção dos leitos e das águas cristalinas do município. “O desenvolvimento passa pela sustentabilidade. O desenvolvimento passa pela preservação. A Fiems, diante dessa posição contundente da sua diretoria e do presidente Sérgio Longen, hoje participa aqui dessa audiência pública fazendo essa entrega deste documento”.

O secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, Jaime Verruck, será o coordenador do comitê gestor do plano diretor de Bonito. “É importante destacar que essa revisão e atualização do plano diretor é um trabalho conjunto.  Então, conta com a participação efetiva do município, da nossa equipe técnica, junto com toda contratação do plano diretor. A ideia da audiência pública é exatamente receber contribuições, como as da Federação das Indústrias”.

Representando a Assembleia Legislativa do Estado, o deputado Paulo Corrêa ressaltou a importância da audiência como oportunidade única de regular as construções da cidade, de forma que se preserve o meio ambiente.

“Essa reunião será a primeira de muitas que virão. A Federação das Indústrias, junto com a Assembleia Legislativa e a prefeitura, têm uma pauta comum, que é não deixar proliferar a criação de condomínios, que impactam ambientalmente uma cidade que é sustentável, sendo pela 18º vez eleita o maior destino de ecoturismo do mundo. Nós não podemos perder essa marca”.

Para o prefeito de Bonito, Josmail Rodrigues, as expectativas com a revisão do plano diretor são muito grandes. “Agradecemos muito as contribuições com o plano diretor. O núcleo diretor vai começar a debater o futuro de Bonito e também a parte industrial. Pensando na parte industrial, você pensa no meio ambiente de Bonito. Quem ganha com isso é Bonito, Mato Grosso do Sul e o Brasil”.

As discussões contaram com palestras e apresentação de quatro Grupos de Trabalhos caracterizados como Câmara Temáticas, coordenados pela equipe da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O projeto prevê o cumprimento de quatro grandes metas: o estudo hidrogeológico da bacia do Formoso e de suas nascentes, o ⁠monitoramento da qualidade de água, a ⁠análise da capacidade de carga da bacia para atrativos turísticos e subsídios para a elaboração do ⁠plano diretor do município de Bonito. Os serviços foram contratados pelo Governo de Mato Grosso do Sul, em parceria com a Prefeitura de Bonito, no valor de R$ 3,1 milhões.

Fonte: FIEMS

Notícias Relacionadas

Intervenções culturais da FIDI agitam Bonito no final de semana

AFIDI (Feira Internacional de Destinos Inteligentes) 2025 fica mais perto da população bonitense durante este final de semana, com...